carbonconnection_cover.jpg
Clique para ver o filme
 

Pode ler um artigo sobre o documentário, em inglês, no diário
The Scotsman

Já disponível para venda na loja online do New Internationalist.
As receitas deste filme serão utilizadas para distribuir cópias gratuitas a grupos activistas e do Sul.

Se gostaria de receber uma cópia gratuita do documentário para apreciação crítica, apresentação pública ou porque pertence a um grupo activista, pf contacte-nos.

Mais info: O que é o Protocolo de Kyoto?

 
HOMEARTICLESISSUESACTIVITIESPUBLICATIONSMULTIMEDIA


A Relação do Carbono

A Relação do Carbono - Novo documentário analiza os impactos do mercado de carbono

Duas comunidades afectadas por um novo mercado mundial: o comércio de dióxido de carbono. Na Escócia, uma cidade sofre com a contaminação das indústrias petro-químicas desde os anos quarenta. No Brasil, uma comunidade observa como suas terras e águas desaparecem com o avanço implacável dos monocultivos de eucalipto. Ambas as comunidades partilham agora a mesma ameaça.

Em virtude de um acordo para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa causadores de perigosas alteração climáticas, as grandes indústrias poluentes podem comprar créditos de direitos de emissões, que lhes permite pagar a terceiros para que reduzam emissões em vez de reduzir as suas.

Para aqueles que vivem junto à indústria petrolífera na Escócia, isto implica que se perpetue a contaminação provocada pelos seus vizinhos tóxicos. Entretanto, no Brasil, os programas que criam estes direitos de emissões proporcionam às grandes empresas uma injecção económica para continuar plantando eucalipto. As duas comunidades estão agora ligadas pela pesada carga que lhes impõe o novo mercado de emissões.

A Relação do Carbono acompanha a história de dois grupos de pessoas de ambas as comunidades, que aprendem a utilizar câmaras de video e realizam um filme sobre o que significa viver com as consequências do mercado de carbono. Desde problemas de saúde mental na Escócia à perda de plantas medicinais no Brasil, as duas comunidades descobrem a relação que têm entre si e o filme os segue nesta viagem.

40 minutos | PAL/NTSC | legendado em inglês, espanhol e português

carbonconnection_2.jpg

A Relação do Carbono, é apresentado por Fenceline Films em parceria com o Projecto de Justiça Ambiental do Transnational Institute e Carbon Trade Watch, a Rede Alerta Contra o Deserto Verde, FASE-ES e Community Training and Development Unit.

 
creativecommons 2024  Carbon Trade Watch