news news news
home about us news publications projects issues links contact us
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

news

Abril 2007

Cine-Caravana contra o Deserto Verde

 

A expansão da monocultura de eucalipto no Brasil e a luta pelo direito à terra.

A Rede Alerta Contra o Deserto Verde continua a resistir à expansão das plantações de eucalipto que expulsaram comunidades tradicionais e provocaram um desastre ambiental no Brasil. Governos, Instituições Financeiras Internacionais (IFIs), acordos internacionais e empresas multinacionais influenciam, através de interesses económicos tendenciosos, a expansão da monocultura de eucalipto que intitulam de ‘progresso’; no entanto, as pessoas afectadas chamam-lhe o Deserto Verde.

Comparece para debates positivos, documentários sobre justiça ambiental, acções de resistência e alteração climática, e uma exposição, durante esta empolgante caravana multimedia, que reune cinco activistas brasileiros envolvidos nas lutas locais de resistência à expansão do eucalipto, com interesse em criar ligações com movimentos em Portugal e Espanha, de 28 de Abril a 17 de Maio de 2007.

Agenda:

  Portugal

28 Abril

G Desportivo Mouraria - GAIA, Lisboa
Trav. da Nazaré 21 - 20h30
29 Abril Crew Hassan - GAIA, Lisboa
Rua Portas de Santo Antão 159, 1 - 18h30
2 Maio CES - GAIA, Universidade de Coimbra
Centro de Estudos Sociais, sala de seminários (piso 2) - 16h
3 Maio Casa Viva - GAIA, Porto
Praça do Marquês 167 - 21h
  Espanha

4 Maio

IES Valle-Inclán, Pontevedra, Galiza

5 Maio Marcha contra celulosas em Pontevedra
Asociación Pola Defensa da Ría
4-6 Maio Encontro do Forest Movement Europe
Oleiros, A Coruña, Galiza
8 Maio Navia, Asturias
9 Maio Local Cambalache, Oviedo, Astúrias
10 Maio Escanda, Pola de Lena, Astúrias
11-12 Maio Encontro de Sensibilização Sul-Norte
Soldepaz-Pachakuti
La Pola-Siero, Astúrias
14 Maio Inst. Santa Clara, Santander, Cantábria
15 Maio Universidade de León
16 Maio Ecologistas en Acción, Madrid


Documentários:


Luta Quilombola

9 min. | PAL | Little Sister Productions
Em 28 de Julho de 2006, uma comunidade Quilombola de uma vila rural brasileira fez uma acção para reclamar um cemitério onde os seus antepassados escrav@s foram sepultados, actualmente coberto pela monocultura de eucalipto da multinacional norueguesa Aracruz Celulose. Juntamente com música, dança e rituais, a comunidade combina a desobediência civil e expressa claramente a sua exigência pela terra. Este documentário revelador de 9 minutos observa como a escravatura persiste através do tempo e explora os efeitos do racismo ambiental.
Português, legendado em Inglês ou Castelhano


Nossa Terra, Nossa Luta

33 min. | PAL | Little Sister Productions
Em Maio de 2005, os povos Tupinikim e Guarani do Espírito Santo, Brasil continuaram uma longa luta para auto-demarcar 11,009 hectares das suas terras em posse da multinacional norueguesa Aracruz Celulose. Nesta acção inspiradora e corajosa, estes povos exploram os efeitos que a exploração, a coacção e o racismo da empresa teve nos seus meios de subsistência e demonstra como o Deserto Verde tem deteriorado as suas vidas e cultura. Este filme impressionante mostra exactamente como, através de acção, dança e música, uma comunidade se pode organizar para combater uma poderosa multinacional. E através dos testemunhos expressivos do povo, demonstra o que é importante para a sua luta; o direito às suas terras.
Português


A Ligação do Carbono

34 min. | PAL | Fenceline Films
Duas comunidades em lados opostos do mundo, ligadas por um novo mercado de emissões, encontram semelhanças e diferenças nas suas lutas. Uma comunidade no Brasil enfrenta os sérios efeitos da monocultura de eucalipto numa zona rural. A empresa Plantar, tentou por três vezes entrar no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Kyoto, através do Banco Mundial. A outra comunidade, na Escócia, vive junto à maior refinaria de petróleo da Escócia, propriedade da BP, que investiu já no Fundo Protótipo de Carbono do Banco Mundial. Utilizando formação colectiva de video, as duas comunidades percorrem um processo notável de partilha de cartas em video de forma a compreender os impactos em ambos os lados do mundo.
Português e Inglês
Português e Inglês, legendado em Castelhano


Género e Ambiente

8 min. | PAL | Little Sister Productions
Um grupo inspirador de jovens de várias comunidades do Brasil, juntou-se num workshop em 2005 para interpretar os efeitos que a monocultura de eucalipto tem nas relações de gênero das suas comunidades. Usando ferramentas de formação colectiva de video, os jovens do Movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA) salientam questões de gênero, solidariedade e organização colectiva no que eles vêem que poderia ser a solução para o degradado tecido social causado pela expansão da indústria do eucalipto.
Português, legendado em Inglês ou Castelhano


Para mais informações sobre a caravana:
(+34) 685 35 66 59

Para mais informações em Portugal: gaia@gaia.org.pt 
919090807 (Lisboa)
937267541 (Coimbra)
936333332 (Porto)



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
   

 

 

 

 

Download do cartaz (320kb):
cores
preto e branco

     
home | about us | news | publications | projects | issues | links | contact us | search 2007 All rights reser ved, Carbon Trade Watch